Teses de Doutorado
Teses de Doutorado | |||
Título | Autor | Orientador | Data de defesa |
Políticas de alfabetização de surdos adotadas no Brasil (2003 a 2016) e em países da América Latina: diálogos com as orientações da UNESCO | Tamille Correia de Miranda Milanezi | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 28/06/2023 |
George Francisco Corona |
Cleonara Maria Schwartz |
04/05/2023 | |
Ericler Oliveira Gutierrez Ouedraogo |
Cleonara Maria Schwartz |
01/06/2022 | |
Diálogos sobre a proposta de formação do Programa de Alfabetização na Idade certa (PNAIC) | Monica Cristina Medici da Costa | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 03/03/2021 |
Gisele Santos de Nadai |
Cleonara Maria Schwartz |
16/12/2020 | |
Alfabetização e Letramento Científicos: discursos produzidos nas dissertações e teses (1992-2016) | Mari Inês Tavares | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 28/02/2020 |
Cinema na escola: compreendendo as produções de sentido nos textos (orais e escritos) das crianças do ciclo de alfabetização | Santiago Daniel Hernandez-Piloto Ramos | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 28/02/2020 |
Mariana dos Passos Ramalhete |
Cleonara Maria Schwartz |
16/12/2019 | |
Os discursos da UNESCO e a avaliação da alfabetização infantil na América Latina e Caribe (1980-2012): diálogo com o contexto brasileiro | Ana Paula Rocha Endlich | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 19/06/2019 |
O projeto principal de educação para a América Latina e o Caribe (198-2000) e a alfabetização de crianças | Fabricia Pereira de Oliveira Dias | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 19/02/2019 |
Juciene Silva de Sousa Nascimento | Cleonara Maria Schwartz | 21/12/2017 | |
Andréa Antolini Grijó | Cleonara Maria Schwartz | 20/12/2017 | |
Cadernos de formação do PNAIC em Língua Portuguesa: concepções de alfabetização e de letramento | Kaira Walbiane Couto Costa | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 19/04/2017 |
UM Olhar Sobre o Pró-letramento | Janaina Silva Costa Antunes | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 23/09/2015 |
PERSPECTIVA do Letramento: Mudanças e Permanências nos Livros Didáticos de Alfabetização | Shenia D´arc Venturim Cornélio | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 29/04/2015 |
Joselma de Souza Mendes Rizzo | Cleonara Maria Schwartz | 26/02/2015 | |
Rosalina Tellis Gonçalves | Cleonara Maria Schwartz | 26/02/2015 | |
A Alfabetização/educação de Surdos na História da Educação do Espírito Santo | Ednalva Gutierrez Rodrigues | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 16/12/2014 |
As Relações Entre Desenho e Escrita no Processo de Apropriação da Linguagem Escrita | Margarete Sacht Goes | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 15/12/2014 |
Neusa Balbina de Souza | Cleonara Maria Schwartz | 18/06/2014 | |
Regina Godinho de Alcântara | Cleonara Maria Schwartz | 22/04/2014 | |
Avaliação externa da alfabetização: o PAEBES-ALFA no Espírito Santo | Dilza Côco | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 28/03/2014 |
Fernanda Zanetti Becalli | Cleonara Maria Schwartz | 23/08/2013 | |
A escrita para o outro no processo de alfabetização. | Dania Monteiro Vieira Costa | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 30/04/2013 |
Alfabetização de crianças no Espírito Santo em tempos de ditadura militar. | Dulcinea Campos Silva | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 23/04/2013 |
Propostas e práticas de alfabetização em uma turma do segundo ano do ensino fundamental no município de Vila Velha/ES. | Vanildo Stieg | Cláudia Maria Mendes Gontijo | 07/05/2012 |
Drummond, a crítica e a escola: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático de ensino médio. |
Maria Amélia Dalvi Salgueiro | Cleonara Maria Schwartz | 03/09/2010 |