Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Sobre o Nepales

Criação
 
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita foi criado para se constituir como referência, no Estado do Espírito Santo, de espaço privilegiado de discussão teórica e metodológica no campo da alfabetização, da leitura e da escrita, de organização de acervos arquivísticos/documentais e de levantamento e sistematização de fontes e dados que viabilizem a realização de investigações em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, bem como a socialização dos conhecimentos produzidos nesses âmbitos e a construção de formas de intervenção na realidade educativa.
 
Vinculação institucional
 

Centro de Educação (CE);

Linha de Pesquisa "Educação e Linguagens" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE);

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

 
Caracterização
 
O Núcleo se dedica à realização de estudos e pesquisas sobre a cultura escrita e a leitura, suas formas de existência nas sociedades, em diferentes tempos e lugares, sua produção e transmissão, dentro e fora das instituições, suas relações com outras linguagens e tecnologias e os processos de constituição dos leitores e produtores de textos aptos a se inserirem na sociedade como cidadãos.
 
Objetivos
 
  1. Integrar pesquisas interinstitucionais nas áreas de alfabetização, leitura e escrita;
  2. Promover estudos no campo da linguagem verbal, alfabetização, leitura, escrita e ensino da língua portuguesa;
  3. Promover ações educacionais que visem a formação continuada de professores da educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino médio no que se refere ao ensino da língua portuguesa;
  4. Constituir um setor de documentação e memória, no Espírito Santo, na área da  alfabetização e do ensino da língua materna;
  5. Promover eventos como fóruns, debates, simpósios e encontros para disseminação de discussões sobre a alfabetização, leitura e escrita e para construção de ações afirmativas relacionadas com a melhoria  das políticas públicas para o ensino da língua portuguesa na  educação básica.
 
Ações
 
  1. Projetos de formação de professores da Educação Básica;
  2. Pesquisas sobre a história da alfabetização, das práticas escolares de leitura e escrita e dos processos de apropriação da linguagem escrita e oral;
  3. Estudos que visam a formação de grupos interessados em temáticas nos campos da linguagem, do ensino da língua e da alfabetização.
  4. Incentivo de doação de arquivos privados relacionados à leitura e a escrita como cartilhas de alfabetização, livros de literatura infantil e juvenil, cadernos de professores e alunos, cartazes e fotografias que apresentam a história da alfabetização e do ensino da língua materna no estado do Espírito Santo.
  5. Ações voltadas para a produção de materiais didático-pedagógicos (objetos de aprendizagem e produtos multimídia) que utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicação.
  6. Ações educacionais que visam à socialização do conhecimento produzido no Programa de Pós-Graduação em Educação e de outros que atuam em áreas afins, por meio da atuação em parcerias com os sistemas municipais e o sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo em projetos de formação de professores, de desenvolvimento curricular, de avaliações dos níveis de alfabetização e de desempenho em leitura e escrita dos estudantes desses sistemas de ensino e de elaboração de materiais didáticos para a formação de professores e uso com os estudantes das primeiras etapas da Educação Básica;
  7.  Oferta de cursos de extensão na área de alfabetização. 
 
Acesso à informação
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