Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

O Curso

O “Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Intelectual”, a ser ofertado na modalidade a distância (EaD) com atividades distribuídas em 180 horas insere-se no contexto da Política Nacional de Formação dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor), instituídas pelo Decreto n.º 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e pela Portaria Ministerial n.º 1.328, de 23 de setembro de 2011. Também responde ao preconizado na Lei n.º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Sua materialização se efetiva por meio da dimensão que trata da formação continuada no âmbito da Educação Especial. O curso tem como centralidade a formação continuada de profissionais da educação básica que atuam na rede regular de ensino com crianças com deficiência sensorial em fase de alfabetização, pertencentes ao público-alvo da educação especial conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP, 2008) e, no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é ofertado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes) do Centro de Educação da Ufes.

Objetivo Geral:

  • Formar, em nível de extensão, profissionais da educação básica, da rede pública de ensino, que atuam na alfabetização de estudantes com deficiência sensorial, por meio da reflexão e discussão de textos, com vistas ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas, respeitando suas condições, potencialidades e necessidades pedagógicas para um processo de ensinoaprendizagem justo e digno. 

Objetivos específicos:

  • Constituir grupos de estudo-investigação composto por professores, formadores, tutores e alunos do curso numa perspectiva colaborativo-crítica, tomando como foco as práticas de educação de crianças com deficiência intelectual em nível nacional;
  • Contribuir para o avanço do conhecimento da temática no campo da alfabetização de crianças com deficiência intelectual e da produção de material, no que se refere à formação continuada de profissionais;
  • Produzir conhecimentos científicos que busquem aprofundar as reflexões, proposições e ações para a garantia de acesso, permanência e qualidade do ensinoaprendizagem de crianças com deficiência intelectual, no contexto da inclusão educacional;
  • Sensibilizar os(as) profissionais da educação básica quanto à necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de exclusão de crianças com deficiência intelectual e o consequente atraso na vida estudantil e social;
  • Fomentar, a partir de dados produzidos ao longo do curso, pesquisas a respeito da alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 
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