Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Produções Bibliográficas

Produções Bibliográficas
GONTIJO, C. M. M. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16, p. 33-43, 24 mar. 2022.
GONTIJO, C. M. M. ; Costa, D. M. V. ; SCHWARTZ, C. M. . Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais. EDUCAR EM REVISTA , v. 38, p. 1-19, 2022.
RODRIGUES, EDNALVA GUTIERREZ; GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES; DRAGO, ROGÉRIO. Formação de Professores e Métodos de Ensino para Crianças Surdas. REVISTA BRASILEIRA DE EDCAÇÃO ESPECIAL, v.26, p.143-158, 2020.
GONTIJO, C. M. M. ; Antunes, Janaina Silva Costa . DIÁLOGOS COM O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): CONTRAPALAVRAS. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 1, p. 32-38, 2020.

GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES ; COSTA, DANIA MONTEIRO VIEIRA ; PEROVANO, NAYARA SANTOS . Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 31, p. 1-21, 2020.

SILVA, D. C.; GONTIJO, C. M. M. . Proposta curricular e avaliação da alfabetização no Espírito Santo. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v.26, p.1-19, 2020.
GONTIJO, C. M. M. ; SILVA, D. C. . Ações adotadas no Espírito Santo para vencer a repetência nas classes de alfabetização (1960-1970). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 24, p. 1-22, 2019.
RODRIGUES, EDNALVA GUTIERREZ ; GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES . Descentralização da educação de surdos no Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , v. 43, p. 229-243, 2017.
GOES, M. S. ; GONTIJO, C. M. M. . Relações entre desenho e escrita no processo de produção textual. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 21, p. 223-232, 2017.
Costa, D. M. V. ; GONTIJO, C. M. M. . Produção de textos e processo inicial de alfabetização. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 39, p. 421-430, 2017.
GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES ; GÖES, MARGARETE SACHT . Produção de textos com crianças na educação infantil. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 40, p. 209-218, 2017.
CÔCO, DILZA ; GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES . Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 28, p. 63-87, 2017.
GONTIJO, C. M. M. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . Considerações sobre o ensino da leitura e a aprendizagem da escrita. Revista Brasileira de Alfabetização , v. 1, p. 39-58, 2015.
GONTIJO, C. M. M. ; CAMPOS, Dulcinéa . Bases nacionais para o ensino da leitura e da linguagem na escola primária (1949). Revista Brasileira de Educação , v. 19, p. 307-328, 2014.
GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES . Alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental de nove anos: reflexões sobre as proposições do Ministério da Educação. Cadernos CEDES (Impresso) , v. 33, p. 35-49, 2013.
GONTIJO, C. M. M. . Programas de melhoria da qualidade da alfabetizacao: leitura critica. Acta Scientiarum. Education (Print) , v. 35, p. 271-282, 2013.
GONTIJO, C. M. M. . Avaliação da alfabetização: Provinha Brasil. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 38, p. 603-622, 2012.
GONTIJO, C. M. M. . O método do ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas. Educação & Sociedade (Impresso) , v. 32, p. 103-120, 2011.
COSTA, Dania Monteiro de Vieira ; GONTIJO, C. M. M. . A Linguagem oral como elemento integrante da brincadeira. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 41, p. 268-269, 2011.
COCO, Diza ; GONTIJO, C. M. M. . Leitura e alfabetização. Série-Estudos (UCDB) , v. 1, p. 151-164, 2011.
GONTIJO, C. M. M. . Alfabetizaçao no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial. Educar em Revista (Impresso) , v. 1, p. 141-158, 2011.
GONTIJO, C. M. M. . Apropriação da linguagem, escrita e ensino. Conjectura : filosofia e educação (UCB) , v. 14, p. 13-30, 2009.
GONTIJO, C. M. M. . Lembrar: nomes e formas das letras. Série-Estudos (UCDB) , Campo Grande, v. 01, p. 63-78, 2005.
GONTIJO, C. M. M. . As crianças e a linguagem escrita. Ciência da Informação , Rio de Janeiro, v. 4, 2003.
GONTIJO, C. M. M. ; LEITE, S. A. S. . A escrita como recurso mnemônico na fase inicial de alfabetização escolar: uma análise histórico-cultural. Educação e Sociedade , Campinas, p. 143-167, 2002.
GONTIJO, C. M. M. ; GOMES, S. C. . Escola primária e ensino da leitura e da escrita (alfabetização) no Espírito Santo (1870 a 1930). 1. ed. Vitória: EDUFES, 2013. v. 1. 242p .
SCHWARTZ, CLEONARA MARIA; BATISTA, PATRÍCIA VERONESI. O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v.23, p.265-272, 2022. 

RAMALHETE, M. P. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . A leitura literária em Programas Federais de Formação de Professores Alfabetizadores do início do século XXI (2001-2018). EDUCAÇÃO UNISINOS , v. 25, p. 2-18, 2021.

SCHWARTZ, Cleonara Maria; Dalvi, Maria Amélia ; RAMALHETE, M. P. . Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica: historicidade e contenporaneidade em chave crítica. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 14, p. 340-359, 2020.

SCHWARTZ, Cleonara Maria ; BECALLI, F. Z. ; OLIVEIRA, G. L. A. . Regime de colaboração na política de formação de professores alfabetizadores: limites para a gestão democrática. CADERNOS DE PESQUISA , v. 27, p. 195-221, 2020.

BECALLI, F. Z. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria ; FONSECA, C. O. . Professoras narram suas histórias: memórias de alfabetização. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES , v. 22, p. 147-168, 2020.

PINHEIRO, Gilciane Ottoni ; SCHWARTZ, Cleonara Maria ; BECALLI, F. Z. . O ensino das convenções gráficas na alfabetização. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 57, p. 1-26, 2019.

SCHWARTZ, CLEONARA MARIA ; FRADE, ISABEL CRISTINA DA SILVA ; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes . GRUPOS DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL:. ROTEIRO , v. 44, p. 1-26, 2019.

BECALLI, FERNANDA ZANETTI ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA . A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 18, p. 183-213, 2017.

FERREIRA, Dirce Nazaré de Andrade ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA ; KROHLING, ALOISIO . O MÉTODO DE ENSINO LANCASTERIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A SALA MONITORAL DO THE BRITISH SCHOOL MUSEUM DE HITCHIN, NA INGLATERRA, E O REGIMENTO INTERNO DAS AULAS PÚBLICAS DAS PRIMEIRAS LETRAS DA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM 1871. História da Educação , v. 20, p. 175-191, 2016.

BECALLI, F. Z. ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA . O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Revista de Educação Pública , v. 24, p. 13-32, 2015.

SALGUEIRO, Maria Amélia Dalvi ; SCHWARTZ, Cleonara Maria ; Tragino, Arnon . A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes. Via Atlântica , v. 28, p. 215-230, 2015.

Ferreira, Dirce Nazare de Andrade ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . A RELIGIÃO CATÓLICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CAPIXABA DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DO REGIMENTO DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS DE 1871. Revista Ágora (Vitória) , v. 18, p. 21-39, 2013.

VAGO, E. A. L. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . O ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO BRASIL, DO ESPÍRITO SANTO E DE SANTA TERESA. Revista Ágora (Vitória) , v. 18, p. 77-94, 2013.

SCHWARTZ, Cleonara Maria . O ensino da leitura e a formação do leitor na escola primária na década de 1960. Dimensões: Revista de História da UFES , v. 28, p. 358-384, 2012.

BECALLI, F. Z. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . UMA LEITURA ACERCA DE VINCULAÇÕES ENTRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (PROFA) E REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DESENCADEADAS NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990. Revista teias (UERJ. Online) , v. 12, p. 20-40, 2011.

BECALLI, FERNANDA ZANETTI ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA . Entre cadernos e discursos: uma história recente do ensino da leitura em terras capixabas (2001 a 2008). 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2021. v. 1. 279p .

SCHWARTZ, Cleonara Maria ; Gilda Cardoso de Araújo (Org.) ; Rodrigues, Paulo da Silva (Org.) . Democracia, formação e gestão escolar. 2. ed. Vitória: GM, 2010. v. 1. 212p .

BECALLI, FERNANDA ZANETTI ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . Vozes alheias materializadas em cadernos escolares: como compreendê-las?. In: Dulcinéa Campos; Janaína Antunes; Margarete Góes; Mónica Costa. (Org.). Encontro bakhtiniano com a linguagem, a educação e a ética.. 2ed.São Carlos - São Paulo: Pedro e João, 2013, v. 2, p. 405-410.

Gilda Cardoso de Araújo ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . O programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Espírito Santo: reflexões sobre os desafios da formação continuada de diretores. In: Schwartz, Cleonara Maria; Araújo, Gilda Cardoso de; Rodrigues, Paulo da Silva. (Org.). Democracia, Formação e Gestão Escolar: reflexões e experiências do programa nacional escola de gestores da educação básica no Estado do Espírito Santo. 1ed.Vitória: GM, 2009, v. 1, p. 9-23.

SCHWARTZ, Cleonara Maria . Alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica. In: 17 Congresso de Oralidade, Leitura e Escrita do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009. v. 1. p. 315-340.

VAGO, E. A. L. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . O ensino da leitura e a formação do leitor na escola primária de Santa Teresa na década de 1960. In: III Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2013, Vitória. Leitura e produção de textos: a qualidade que queremos. Vitória, 2013. v. 1. p. 23-23.

SCHWARTZ, Cleonara Maria ; OLIVEIRA, G. L. A. ; BECALLI, FERNANDA ZANETTI . REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática. CADERNOS DE PESQUISA (UFMA) , 2019.

SCHWARTZ, Cleonara Maria ; COSTA, Dania Monteiro Vieira da ; BECALLI, F. Z. . Aprofundando os conhecimentos: a organização do trabalho pedagógico na alfabetização 2015 (Material Didático).

GONTIJO, Claúdia Maria Mendes ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . Alfabetização: teoria e prática. Curitiba: Editora e gráfica Sol, 2009 (Material Didático).

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910