Contrast:High|Normal
GONTIJO, CLÁUDIA MARIA MENDES ; COSTA, DANIA MONTEIRO VIEIRA ; PEROVANO, NAYARA SANTOS . Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 31, p. 1-21, 2020.
RAMALHETE, M. P. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . A leitura literária em Programas Federais de Formação de Professores Alfabetizadores do início do século XXI (2001-2018). EDUCAÇÃO UNISINOS , v. 25, p. 2-18, 2021.
SCHWARTZ, Cleonara Maria; Dalvi, Maria Amélia ; RAMALHETE, M. P. . Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica: historicidade e contenporaneidade em chave crítica. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 14, p. 340-359, 2020.
SCHWARTZ, Cleonara Maria ; BECALLI, F. Z. ; OLIVEIRA, G. L. A. . Regime de colaboração na política de formação de professores alfabetizadores: limites para a gestão democrática. CADERNOS DE PESQUISA , v. 27, p. 195-221, 2020.
BECALLI, F. Z. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria ; FONSECA, C. O. . Professoras narram suas histórias: memórias de alfabetização. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES , v. 22, p. 147-168, 2020.
PINHEIRO, Gilciane Ottoni ; SCHWARTZ, Cleonara Maria ; BECALLI, F. Z. . O ensino das convenções gráficas na alfabetização. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 57, p. 1-26, 2019.
SCHWARTZ, CLEONARA MARIA ; FRADE, ISABEL CRISTINA DA SILVA ; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes . GRUPOS DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL:. ROTEIRO , v. 44, p. 1-26, 2019.
BECALLI, FERNANDA ZANETTI ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA . A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 18, p. 183-213, 2017.
FERREIRA, Dirce Nazaré de Andrade ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA ; KROHLING, ALOISIO . O MÉTODO DE ENSINO LANCASTERIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A SALA MONITORAL DO THE BRITISH SCHOOL MUSEUM DE HITCHIN, NA INGLATERRA, E O REGIMENTO INTERNO DAS AULAS PÚBLICAS DAS PRIMEIRAS LETRAS DA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM 1871. História da Educação , v. 20, p. 175-191, 2016.
BECALLI, F. Z. ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA . O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Revista de Educação Pública , v. 24, p. 13-32, 2015.
SALGUEIRO, Maria Amélia Dalvi ; SCHWARTZ, Cleonara Maria ; Tragino, Arnon . A literatura no vestibular: traços de seu histórico e olhares recentes. Via Atlântica , v. 28, p. 215-230, 2015.
Ferreira, Dirce Nazare de Andrade ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . A RELIGIÃO CATÓLICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CAPIXABA DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DO REGIMENTO DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS DE 1871. Revista Ágora (Vitória) , v. 18, p. 21-39, 2013.
VAGO, E. A. L. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . O ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO BRASIL, DO ESPÍRITO SANTO E DE SANTA TERESA. Revista Ágora (Vitória) , v. 18, p. 77-94, 2013.
SCHWARTZ, Cleonara Maria . O ensino da leitura e a formação do leitor na escola primária na década de 1960. Dimensões: Revista de História da UFES , v. 28, p. 358-384, 2012.
BECALLI, F. Z. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . UMA LEITURA ACERCA DE VINCULAÇÕES ENTRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (PROFA) E REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DESENCADEADAS NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990. Revista teias (UERJ. Online) , v. 12, p. 20-40, 2011.
BECALLI, FERNANDA ZANETTI ; SCHWARTZ, CLEONARA MARIA . Entre cadernos e discursos: uma história recente do ensino da leitura em terras capixabas (2001 a 2008). 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2021. v. 1. 279p .
SCHWARTZ, Cleonara Maria ; Gilda Cardoso de Araújo (Org.) ; Rodrigues, Paulo da Silva (Org.) . Democracia, formação e gestão escolar. 2. ed. Vitória: GM, 2010. v. 1. 212p .
BECALLI, FERNANDA ZANETTI ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . Vozes alheias materializadas em cadernos escolares: como compreendê-las?. In: Dulcinéa Campos; Janaína Antunes; Margarete Góes; Mónica Costa. (Org.). Encontro bakhtiniano com a linguagem, a educação e a ética.. 2ed.São Carlos - São Paulo: Pedro e João, 2013, v. 2, p. 405-410.
Gilda Cardoso de Araújo ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . O programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Espírito Santo: reflexões sobre os desafios da formação continuada de diretores. In: Schwartz, Cleonara Maria; Araújo, Gilda Cardoso de; Rodrigues, Paulo da Silva. (Org.). Democracia, Formação e Gestão Escolar: reflexões e experiências do programa nacional escola de gestores da educação básica no Estado do Espírito Santo. 1ed.Vitória: GM, 2009, v. 1, p. 9-23.
SCHWARTZ, Cleonara Maria . Alfabetização, letramento e avaliação diagnóstica. In: 17 Congresso de Oralidade, Leitura e Escrita do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009. v. 1. p. 315-340.
VAGO, E. A. L. ; SCHWARTZ, Cleonara Maria . O ensino da leitura e a formação do leitor na escola primária de Santa Teresa na década de 1960. In: III Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2013, Vitória. Leitura e produção de textos: a qualidade que queremos. Vitória, 2013. v. 1. p. 23-23.
SCHWARTZ, Cleonara Maria ; OLIVEIRA, G. L. A. ; BECALLI, FERNANDA ZANETTI . REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: limites para a gestão democrática. CADERNOS DE PESQUISA (UFMA) , 2019.
SCHWARTZ, Cleonara Maria ; COSTA, Dania Monteiro Vieira da ; BECALLI, F. Z. . Aprofundando os conhecimentos: a organização do trabalho pedagógico na alfabetização 2015 (Material Didático).
© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910