Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Do Programa

O Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil no Espírito Santo (PRO-LEEI/ES) tem por objetivo geral formar, no estado do Espírito Santo, professores(as) da pré-escola que, preferencialmente, não realizaram o Curso de Atualização Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Leitura e Escrita na Educação Infantil ofertado por intermédio do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil - Espírito Santo (LEEI-ES) em 2024 e, complementarmente, formar coordenadores(as) pedagógicos(as), gestores(as) de instituições públicas de Educação Infantil e docentes que atuam com crianças de três anos, em instituições públicas ou conveniadas com o poder público, para que sua prática educativa resulte em um trabalho pedagógico de qualidade com as linguagens oral e escrita na Educação Infantil como parte das ações do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil - Pro-LEEI instituído, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNA), por meio da Portaria MEC nº 85, de 31 de janeiro de 2025 e demais dispositivos legais e normativos.

Objetivo específicos:

  1. Capacitar formadoras estaduais e municipais para realizar a formação das professoras cursistas;
  2. Desenvolver situações de aprendizagem, presenciais e a distância, que levem as cursistas a apropriarem-se dos aspectos teóricos e práticos que fundamentam a proposta formativa;
  3. Formular e difundir conteúdos, materiais e metodologias de formação, relativas a práticas pedagógicas de oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil comprometidas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, com a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e com as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil;
  4. Elaborar princípios e diretrizes para subsidiar a consolidação da identidade da Educação Infantil, especialmente, no que se refere ao seu lugar na formação das crianças como membros da cultura escrita;
  5. Promover debates junto a professoras da Educação Infantil e à comunidade acadêmica sobre o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita na Educação Infantil;
  6. Construir, coletivamente, a partir da experiência de implementação da proposta formativa, orientações que sirvam de referencial para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita na Educação Infantil nas instituições, redes e sistemas de ensino;
  7. Avaliar o desempenho das cursistas de maneira a verificar o grau de apropriação dos conteúdos tratados no curso;
  8. Elaborar relatórios parciais e finais que subsidiem políticas públicas voltadas a Educação Infantil;
  9. Publicar textos e produções técnicas e científicas a partir dos resultados do curso, ampliando seu alcance para outras redes de ensino e profissionais da Educação Infantil.
Acesso à informação
Transparência Pública

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