Do Curso
O Curso toma como referência o Decreto 7611/2011 que define o Atendimento Educacional Especializado como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados de modo a complementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais ou suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.
Assim, o Serviço de AEE deve ser concebido como um espaço no qual o professor de educação básica promove o desenvolvimento do educando, a acessibilidade para apoiar o professor da sala de aula comum. Para tal, o professor da Educação Especial investe na promoção do desenvolvimento do educando, a acessibilidade, e para contribuir com o trabalho do professor da sala de aula comum, estando geralmente na própria escola ou em outra nas proximidades da residência do educando. Vale destacar a importância de ser estabelecida uma parceria entre esses profissionais e as famílias dos educandos, bem como com setores setoriais de saúde, assistência social e outros. Este trabalho em equipe resultará em atendimento qualificado, efetivo e significativo para os educandos. A partir dessa perspectiva, foram elencados os seguintes objetivos geral e específicos para o desenvolvimento deste curso de extensão.
OBJETIVO GERAL
- Formar, em nível de extensão, profissionais da educação básica que atuam na alfabetização de educandos com deficiência intelectual, por meio da reflexão e discussão de textos, com vistas ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas, respeitando suas condições, potencialidades e necessidades pedagógicas para um processo de ensinoaprendizagem justo e digno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Constituir grupos de estudo-investigação composto por professores, formadores, tutores e estudantes do curso numa perspectiva colaborativo-crítica, tomando como foco as práticas de educação de crianças com deficiência intelectual realizadas nas escolas, em nível nacional;
- Contribuir para o avanço do conhecimento da temática no campo da alfabetização de educandos com deficiência intelectual e da produção de material, no que se refere à formação continuada de profissionais;
- Produzir conhecimentos científicos que busquem aprofundar as reflexões, proposições e ações para a garantia de acesso, permanência e qualidade do ensinoaprendizagem de crianças com deficiência intelectual, no contexto da inclusão educacional;
- Sensibilizar os(as) profissionais da educação básica quanto à necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de exclusão de crianças com deficiência intelectual e o consequente atraso na vida estudantil e social;
- Fomentar, a partir de dados produzidos ao longo do curso, pesquisas a respeito da alfabetização de crianças com deficiência intelectual.
O curso terá uma carga horária de 120 (cento e vinte) horas, na modalidade de ensino a distância (EaD) e ocorrerá em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A carga horária está distribuída em 04 (quatro) meses e será composta pelas atividades discriminada a seguir:
Atividades |
CH |
Contextualização histórica da Educação Especial |
15 h |
Desenvolvimento humano e aprendizagem |
15h |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual e currículo |
30 h |
Alfabetização de educandos com deficiência intelectual e produção de material |
60 h |
Carga horária total: |
120 h |