Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Do Curso

O Curso toma como referência o Decreto 7611/2011 que define o Atendimento Educacional Especializado como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados de modo a complementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais ou suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.

Assim, o Serviço de AEE deve ser concebido como um espaço no qual o professor de educação básica promove o desenvolvimento do educando, a acessibilidade para apoiar o professor da sala de aula comum. Para tal, o professor da Educação Especial investe na promoção do desenvolvimento do educando, a acessibilidade, e para contribuir com o trabalho do professor da sala de aula comum, estando geralmente na própria escola ou em outra nas proximidades da residência do educando. Vale destacar a importância de ser estabelecida uma parceria entre esses profissionais e as famílias dos educandos, bem como com setores setoriais de saúde, assistência social e outros. Este trabalho em equipe resultará em atendimento qualificado, efetivo e significativo para os educandos. A partir dessa perspectiva, foram elencados os seguintes objetivos geral e específicos para o desenvolvimento deste curso de extensão.

OBJETIVO GERAL

  • Formar, em nível de extensão, profissionais da educação básica que atuam na alfabetização de educandos com deficiência intelectual, por meio da reflexão e discussão de textos, com vistas ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas, respeitando suas condições, potencialidades e necessidades pedagógicas para um processo de ensinoaprendizagem justo e digno. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Constituir grupos de estudo-investigação composto por professores, formadores, tutores e estudantes do curso numa perspectiva colaborativo-crítica, tomando como foco as práticas de educação de crianças com deficiência intelectual realizadas nas escolas, em nível nacional;
  2. Contribuir para o avanço do conhecimento da temática no campo da alfabetização de educandos com deficiência intelectual e da produção de material, no que se refere à formação continuada de profissionais;
  3. Produzir conhecimentos científicos que busquem aprofundar as reflexões, proposições e ações para a garantia de acesso, permanência e qualidade do ensinoaprendizagem de crianças com deficiência intelectual, no contexto da inclusão educacional;
  4. Sensibilizar os(as) profissionais da educação básica quanto à necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de exclusão de crianças com deficiência intelectual e o consequente atraso na vida estudantil e social;
  5. Fomentar, a partir de dados produzidos ao longo do curso, pesquisas a respeito da alfabetização de crianças com deficiência intelectual.

O curso terá uma carga horária de 120 (cento e vinte) horas, na modalidade de ensino a distância (EaD) e ocorrerá em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A carga horária está distribuída em 04 (quatro)  meses e será composta pelas atividades discriminada a seguir:

Atividades

CH

Contextualização histórica da Educação Especial

15 h

Desenvolvimento humano e aprendizagem

15h

Alfabetização de crianças com deficiência intelectual e currículo

30 h

Alfabetização de educandos com deficiência intelectual e produção de material

60 h

Carga horária total:

120 h

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