Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

O Curso

Foco e Escopo:

O Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Sensorial tem por objetivo formar, em nível de extensão, profissionais da educação básica que atuam na temática da alfabetização e produção de materiais para estudantes com Deficiência Sensorial, por meio da reflexão e discussão de textos com vistas ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas, respeitando suas condições, potencialidades e necessidades pedagógicas para um processo de ensinoaprendizagem justo e digno. Com atividades distribuídas em 180 horas/curso, insere-se no contexto da Política Nacional de Formação dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor), instituídas pelo Decreto n.º 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e pela Portaria Ministerial n.º 1.328, de 23 de setembro de 2011. Também responde ao preconizado na Lei n.º 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Sua materialização se efetiva por meio da dimensão que trata da formação continuada no âmbito da Educação Especial. O curso tem como centralidade a formação continuada de profissionais da educação básica que atuam na rede regular de ensino com crianças cegas, com baixa-visão e surdas, em fase de alfabetização, pertencentes ao público-alvo da educação especial conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP, 2008).

Objetivos Específicos:  

I - Constituir grupos de estudo-investigação composto por professores, formadores, tutores e alunos do curso numa perspectiva colaborativo-crítica, tomando como foco as práticas de educação de crianças surdas e com deficiência visual, inicialmente, no Espírito Santo e, posteriormente, em nível nacional;

II - Contribuir para o avanço do conhecimento da temática no campo da alfabetização de crianças surdas e com deficiência visual e da produção de material, no que se refere à formação continuada de profissionais;

III - Produzir conhecimentos científicos que busquem aprofundar as reflexões, proposições e ações para a garantia de acesso, permanência e qualidade de ensino e aprendizagem de crianças surdas e com deficiência visual, no contexto da inclusão educacional;

IV - Sensibilizar os(as) profissionais da educação básica quanto à necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de exclusão de crianças surdas e com deficiência visual e o consequente atraso na vida estudantil e social;

V - Fomentar, a partir de dados produzidos ao longo do curso, pesquisas a respeito da alfabetização de crianças surdas, cegas e com baixa-visão.

Metodologia:

A metodologia de formação está estruturada na modalidade de ensino a distância (EaD) e por meio desta estratégia, serão ofertadas 500 vagas para professores da educação básica do sistema de ensino público do Espírito Santo.  O curso ocorre em ambiente virtual de aprendizagem, hospedado no software livre Moodle e é baseado na perspectiva enunciativo-discursiva bakhtiniana, que fundamenta as escolhas para elaboração do design instrucional.

Acesso à informação
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