Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Do Curso

O Curso toma como referência a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), criada pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, um documento que “[...] acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os estudantes” (BRASIL, 2008, p. 7).

A partir dessa Política, a educação especial passou a ser ofertada não mais apartada da escola regular, mas articulada ao cotidiano desta, com o intuito de garantir recursos e serviços que objetivem o pleno processo de ensinoaprendizagem do educando público-alvo da educação especial (PAEE) na classe comum, por meio do atendimento educacional especializado (AEE). Nessa perspectiva e, de acordo com o Decreto 7.611/2011, o serviço do  AEE, realizado no contraturno, “deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. Com vistas a atender tal dispositivo legal, o professor de educação especial deve propor um  conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos para apoiar o trabalho do propfessor da sala regular, em sala de recursos na própria escola ou em outra nas proximidades da residência do educando.

Em função dessas considerações, nesta edição reformula, o curso busca promover a formação de professores da educação básica numa perspectiva cidadã, em consonância com os principais documentos norteadores da política da educação especial na perspectiva da inclusão, com vistas ao fortalecimento da educação pública de qualidade, laica e referenciada. A partir dessa perspectiva, foram elencados os seguintes objetivos geral e específicos para o desenvolvimento deste curso de extensão.

BJETIVO GERAL

Formar, em nível de extensão, professores da educação básica da rede pública de ensino que atuam na alfabetização de educandos com deficiência visual, por meio da reflexão e discussão de textos, com vistas ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas, respeitando suas condições, potencialidades e necessidades pedagógicas para um processo de ensinoaprendizagem justo e digno. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Constituir grupos de estudo-investigação composto por professores, formadores, tutores e educandos do curso numa perspectiva colaborativo-crítica, tomando como foco as práticas de educação de crianças com deficiência em nível nacional;
  2. Contribuir para o avanço do conhecimento da temática no campo da alfabetização de crianças com deficiência visual e da produção de material, no que se refere à formação continuada de profissionais;
  3. Produzir conhecimentos científicos que busquem aprofundar as reflexões, proposições e ações para a garantia de acesso, permanência e qualidade do ensinoaprendizagem de crianças com deficiência visual, no contexto da inclusão educacional;
  4. Sensibilizar os(as) profissionais da educação básica quanto à necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de exclusão de crianças com deficiência e o consequente atraso na vida estudantil e social;
  5. Fomentar, a partir de dados produzidos ao longo do curso, pesquisas a respeito da alfabetização de crianças com deficiência.

O curso terá uma carga horária de 120 (cento e vinte) horas, na modalidade de ensino a distância (EaD) e ocorrerá em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A carga horária está distribuída em 04 (quatro)  meses e será composta pelas atividades discriminada a seguir:

Atividades

CH

Linguagem e alfabetização

15h

Alfabetização de crianças/educandos com deficiência visual

25h

Cegueira e baixa-visão: especificidades pedagógicas

40h

Produção de materiais acessíveis a pessoas com deficiência visual

40 h

Carga horária total:

120 h

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