Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

IV Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita: Alfabetização na BNCC

Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita, promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales). Nessa edição será abordada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com objetivo de problematizar as questões que, mais recentemente, vêm envolvendo a alfabetização neste importante documento curricular que passa a nortear a ação dos profissionais envolvidos com a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos, sejam eles professores, estudantes ou pesquisadores. Por isso, o Nepales, como lócus dessas discussões no Espírito Santo promoverá entre os dias 18 e 19 de outubro de 2018 nas dependências da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeiras, a 4ª Edição do evento que contará com mesas-redondas, conferências, para além de sessões de Comunicação de Pesquisa e Relatos de Experiências, atividades que visam contribuir com as discussões sobre a alfabetização, em especial, no Espírito Santo.

Comitês                                                                               Programação Completa       Submissão de Trabalhos

Inscrição para Ouvintes      Calendário de Atividades

Comitê Científico                                                                 Relação de Trabalhos Aceitos para Apresentação

Comitê Organizador                                                                     Caderno de Programação e Resumos

Normas e prazos

Submissão de trabalhos: 28/06/2018 a 31/08/2018 (prorrogada para 14/09/2018)

Inscrição para participação sem apresentação de trabalho: 28/06/2018 até a manhã do dia 18/10/2018.

Observação: Para inscrição sem apresentação de trabalho, o valor da taxa de inscrição é único: R$ 15,00 (quinze reais). O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado para eventosnepales [at] gmail.com

Os interessados em participar do evento poderão apresentar comunicações de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiências relacionados com os seguintes eixos temáticos:

I) Alfabetização na educação do campo

II) Alfabetização na perspectiva da educação inclusiva

III) Infâncias e linguagens

IV) Formação de professores alfabetizadores

V) Alfabetização e movimentos curriculares

A inscrição para submissão de trabalhos para apresentação nas sessões de Comunicações de Pesquisas e Relatos de Experiências será efetuada mediante o pagamento da taxa de inscrição correspondente à categoria de atuação profissional do interessado (Profissionais da educação básica; Estudantes de graduação; Estudantes de pós-graduação ou Docentes do ensino superior). Se o trabalho foi produzido por mais de um autor, todos os autores deverão comprovar o pagamento da taxa de inscrição, sob pena de o trabalho não ser aceito para avaliação.

Cada participante poderá submeter 1 (um) trabalho na condição de autor principal e 1 (um) trabalho na condição de coautor.

O Comitê Científico do evento decidirá sobre a aceitação dos trabalhos, segundo os seguintes critérios:

• Pertinência com um dos eixos temáticos
  • Qualidade do texto e contribuição para o campo da alfabetização

Os resumos dos textos receberão um parecer “recomendado para apresentação” e “não recomendado para apresentação”, sendo o autor/coautor informado por meio do envio de sua carta de aceite a partir do dia 21/09/2018.

Importante:

Em caso de solicitação de acesso aos pareceres dos trabalhos avaliados, esses serão encaminhados aos respectivos autores, preservada a identidade do parecerista.

Não será efetuada a devolução dos valores pagos para inscrição dos trabalhos não aceitos.

A apresentação oral dos trabalhos aceitos será realizada em sessões de Comunicações de Pesquisa e de Relatos de Experiências, conforme programação do evento. Para a apresentação oral, caberá o tempo máximo de 15 minutos (com disponibilidade apenas de projetor multimídia).

Normas para submissões

A submissão consistirá do envio de resumo estendido que deverá ser enviado em formulário próprio para Submissão de Trabalhos contento.

• Nome completo
  • E-mail de contato
  • Telefone de contato
  • Titulação
  • Título do trabalho com até 100 caracteres contando espaços
  • Resumo com até 2500 caracteres contando espaços
  • De 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto

Observação: Em caso de submissão de trabalho em coautoria, autores(as) e coautores(as) deverão enviar inscrição individualmente, sendo o texto de igual teor.

Certificação:

O certificado de participação será entregue ao final do evento e apenas autores(as) e coautores(as) presentes no dia da apresentação receberão os mesmos.

Anais:

Os resumos aceitos serão publicados em mídia digital com registro ISBN e disponibilizados na página do evento na internet.

Procedimentos para pagamento da taxa de inscrição

Quando da incrição para apresentação de trabalho ou como ouvinte, o comprovante de pagamento deverá ser encaminhado para eventosnepales [at] gmail.com. O pagamento será feito via GRU e os interessados deverão observar os seguintes valores, de acordo com sua atuação profissional:

Valor (R$)

Partipante sem apresentação de trabalho

Profissionais da educação básica com apresentação de trabalho

Estudantes de graduação com apresentação de trabalho

Estudantes de pós-graduação com apresentação de trabalho

Docentes do ensino superior com apresentação de trabalho

Para pagamento da GRU é necessário observar as seguintes instruções.

Texto: Martinho Guilherme Fonseca Soares (Nepales/Ufes).

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.